sexta-feira, 28 de março de 2008

EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE – PRIORIDADE DA DIOCESE DE PONTA GROSSA

Na Assembléia Diocesana realizada no dia 16 de junho de 2007, elegemos as Prioridades da Ação Evangelizadora (Santas Missões Populares e Evangelização da Juventude). Assumindo como prioridade a Evangelização Juventude não estamos fazendo nada além do que o momento atual exige de todos nós enquanto igreja. Vejamos alguns pontos que nos mostram a necessidade de que assumamos com empenho este desafio:
v A igreja do Brasil aprovou o documento 85 que apresenta a realidade juvenil, a urgência de que os jovens sejam evangelizados dentro dos processos de formação e educação: Encontro pessoal e Comunitário com Jesus, Linhas de Ação, Formação Integral, Assessoria (Ministério da Assessoria), Acompanhamento, Setor Juventude (Coordenação mais ampla). “Os jovens têm o direito de receber da Igreja o Evangelho e de ser introduzidos na experiência religiosa, no encontro com Deus e no contato com as riquezas da fé cristã. E os pastores da Igreja têm grande desejo de lhes comunicar a Boa-Nova de Jesus Cristo e de acolhê-los na comunidade eclesial” (Doc. 85, Introdução);
v Nosso Papa Bento o XVI, quando da sua visita ao Brasil para a Inauguração da V Conferência de Aparecida, teve um encontro especial com a Juventude (10/05/2007) e no seu discurso assim se expressou: “Vós, jovens, não são apenas o futuro da Igreja e da humanidade, como uma espécie de fuga do presente. Pelo contrário: vós sois o presente jovem da igreja e da humanidade. Sois seu rosto jovem. A igreja precisa de vós, como jovens, para manifestar ao mundo o rosto de Jesus Cristo, que se desenha na comunidade cristã. Sem o rosto jovem, a Igreja se apresentaria desfigurada”. (Discurso do Papa aos jovens, Pacaembú, SP. (10/05/2007).
v A Conferência de Aparecida usa uma expressão inspiradora para mostrar a importância do protagonismo da juventude, diz: “Os jovens são chamados a ser ‘sentinelas da manhã’, comprometendo-se na renovação do mundo à luz do Plano de Deus”. O documento diz ainda quando trata de pistas de ação: “Renovar, em estreita união com a Família, de maneira eficaz e realista, a opção preferencial pelos jovens, em continuidade com as Conferências Gerais anteriores, dando novo impulso à Pastoral da Juventude nas comunidades (dioceses, paróquias, movimentos, etc.) (Cf. Doc. De Aparecida);
v Neste contexto inspirador queremos que a opção da nossa Assembléia Diocesana seja assumida de um modo afetivo e efetivo no meio da nossa juventude. Sentimos um clima favorável que nos faz acreditar no convite de Jesus na construção do Reino, que a Juventude precisa ser acolhida, amada e formada para o compromisso com a construção da civilização do Amor. Olhamos com serenidade para a realidade da nossa juventude, cientes de que os jovens são ‘borbardeados’ por muitas propostas sedutoras e enganosas com a aparência de felicidade, mas que escravizam e esvaziam os verdadeiros valores e o sentido da vida. Diante disso, nosso compromisso: “Apresentar Jesus, Caminho, Verdade e Vida e desse modo levarmos os jovens a um verdadeiro discipulado e como conseqüência que todos se tornem membros da Igreja que também é Missionária, enviados por Jesus para o anúncio da Boa Nova do Reino.
Assessor Diocesano - Pe. Joel Nalepa

2 comentários:

Unknown disse...

Um trabalho bonito. Um trabalho de servos por amor.Um trabalho de jovem. Esse é o trabalho do setor juventude. Num mundo onde muitos choram sorrindo, mas não desistem de viver; assim os jovens são testemunhas vivas do evangelho em meio a tantas desiluções da era moderna.
Que Deus seja o essencial no trabalho do setor juventude.
Um abraço
Louis Charlles

Anônimo disse...

Genial fill someone in on and this post helped me alot in my college assignement. Gratefulness you on your information.