sexta-feira, 28 de março de 2008

EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE – PRIORIDADE DA DIOCESE DE PONTA GROSSA

Na Assembléia Diocesana realizada no dia 16 de junho de 2007, elegemos as Prioridades da Ação Evangelizadora (Santas Missões Populares e Evangelização da Juventude). Assumindo como prioridade a Evangelização Juventude não estamos fazendo nada além do que o momento atual exige de todos nós enquanto igreja. Vejamos alguns pontos que nos mostram a necessidade de que assumamos com empenho este desafio:
v A igreja do Brasil aprovou o documento 85 que apresenta a realidade juvenil, a urgência de que os jovens sejam evangelizados dentro dos processos de formação e educação: Encontro pessoal e Comunitário com Jesus, Linhas de Ação, Formação Integral, Assessoria (Ministério da Assessoria), Acompanhamento, Setor Juventude (Coordenação mais ampla). “Os jovens têm o direito de receber da Igreja o Evangelho e de ser introduzidos na experiência religiosa, no encontro com Deus e no contato com as riquezas da fé cristã. E os pastores da Igreja têm grande desejo de lhes comunicar a Boa-Nova de Jesus Cristo e de acolhê-los na comunidade eclesial” (Doc. 85, Introdução);
v Nosso Papa Bento o XVI, quando da sua visita ao Brasil para a Inauguração da V Conferência de Aparecida, teve um encontro especial com a Juventude (10/05/2007) e no seu discurso assim se expressou: “Vós, jovens, não são apenas o futuro da Igreja e da humanidade, como uma espécie de fuga do presente. Pelo contrário: vós sois o presente jovem da igreja e da humanidade. Sois seu rosto jovem. A igreja precisa de vós, como jovens, para manifestar ao mundo o rosto de Jesus Cristo, que se desenha na comunidade cristã. Sem o rosto jovem, a Igreja se apresentaria desfigurada”. (Discurso do Papa aos jovens, Pacaembú, SP. (10/05/2007).
v A Conferência de Aparecida usa uma expressão inspiradora para mostrar a importância do protagonismo da juventude, diz: “Os jovens são chamados a ser ‘sentinelas da manhã’, comprometendo-se na renovação do mundo à luz do Plano de Deus”. O documento diz ainda quando trata de pistas de ação: “Renovar, em estreita união com a Família, de maneira eficaz e realista, a opção preferencial pelos jovens, em continuidade com as Conferências Gerais anteriores, dando novo impulso à Pastoral da Juventude nas comunidades (dioceses, paróquias, movimentos, etc.) (Cf. Doc. De Aparecida);
v Neste contexto inspirador queremos que a opção da nossa Assembléia Diocesana seja assumida de um modo afetivo e efetivo no meio da nossa juventude. Sentimos um clima favorável que nos faz acreditar no convite de Jesus na construção do Reino, que a Juventude precisa ser acolhida, amada e formada para o compromisso com a construção da civilização do Amor. Olhamos com serenidade para a realidade da nossa juventude, cientes de que os jovens são ‘borbardeados’ por muitas propostas sedutoras e enganosas com a aparência de felicidade, mas que escravizam e esvaziam os verdadeiros valores e o sentido da vida. Diante disso, nosso compromisso: “Apresentar Jesus, Caminho, Verdade e Vida e desse modo levarmos os jovens a um verdadeiro discipulado e como conseqüência que todos se tornem membros da Igreja que também é Missionária, enviados por Jesus para o anúncio da Boa Nova do Reino.
Assessor Diocesano - Pe. Joel Nalepa