Queridos jovens!
“Se queres ser perfeitos vai, vende os teus bens, dá o dinheiro aos pobres [...] Depois, vem e segue-me” (Mt 19,21).
Que fazer para alcançar a vida eterna? Trata-se da vida. A vida que em vós, é exuberante e bela. Que fazer dela? Como vivê-la plenamente?
Sentimos que algo nos revela que a vida é eterna e que é necessário empenhar-se para que isso aconteça. Em outras palavras, ela está em nossas mãos e depende, de algum modo, da nossa decisão.
A pergunta do Evangelho não contempla apenas o futuro, mas é ao contrário um compromisso com o presente: que devo fazer para que minha vida tenha sentido? Ou seja: como devo viver para colher plenamente os frutos da vida? Ou ainda: que devo fazer para que a minha vida não transcorra inutilmente?
JESUS É O ÚNICO CAPAZ DE NOS DAR UMA RESPOSTA!
Por isso também é o único que consegue mostrar o sentido da vida presente e dar-lhe um conteúdo de plenitude.
O jovem do Evangelho percebeu que Jesus é bom e que é mestre. Um mestre não engana. Nós estamos aqui porque temos esta mesma convicção: Jesus é bom. Quem reconhece o bem, é sinal que ama.
Jesus mesmo explicita o que é bom para nós, dando-nos sua primeira catequese. “Se queres entrar na vida, observa os mandamentos” (Mt 19,17). Eles conduzem a vida o que vale dizer que garantem autenticidade. Quem observa os mandamentos está no caminho de Deus.
O amanhã depende muito de como estais vivendo o hoje da juventude.
A vida que tendes diante dos olhos é única: não a deixeis passar em vão. Vivei com entusiasmo, com alegria, mas sobretudo com senso de responsabilidade.
Sois jovens da Igreja. Por isso eu vos envio para a grande missão de evangelizar os jovens e as jovens, que andam por esse mundo errantes, como ovelhas sem pastor.
Sede apóstolos dos jovens. Convidai-os para que venham convosco, façam a mesma experiência de fé, de esperança e de amor; encontrem-se com Jesus, para se sentirem realmente amados, acolhidos, com plena possibilidade de realizar-se.
Discurso do Papa Bento XVI aos jovens no Estádio do Pacaembu.
Discurso do Papa Bento XVI aos jovens no Estádio do Pacaembu.